Após ocupação, Ministério da Fazenda terá obras para reforçar segurança

  • Por Agencia Brasil
  • 05/08/2015 07h21

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) acampados em frente ao edifício-sede do Ministério da Fazenda nesta terça (04) Valter Campanato/Agência Brasil Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) acampados em frente ao edifício-sede do Ministério da Fazenda nesta terça

O Ministério da Fazenda passará por obras para reforçar a segurança do edifício-sede, informou a assessoria de imprensa da pasta. Segundo a assessoria, o ministério recebeu a recomendação do Palácio do Planalto para reforçar o circuito interno de televisão e pôr grades nas janelas, nos moldes do Ministério da Educação. Não há ainda uma previsão de quando as obras serão feitas.

A recomendação foi dada depois que a sede do ministério foi ocupada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A ocupação começou bem cedo, na última segunda-feira (3), e prosseguiu até o início da noite. Os integrantes do movimento levaram faixas e bandeiras pedindo urgência na reforma agrária e a saída do ministro Joaquim Levy.

O edifício foi reaberto aos funcionários por volta das 14h30, depois de passar por uma perícia da Polícia Federal durante toda a manhã. De acordo com o ministério, o relatório da perícia será encaminhado à Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda e a divulgação deverá ocorrer nos próximos dias.

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ocupam o prédio principal do Ministério da Fazenda, em Brasília (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Houve relatos, por parte de servidores, de sumiço de bens particulares e do ministério. Com isso, o ministério começou a fazer um levantamento de bens.

Procurado pela Agência Brasil, o MST informou estranhar o sumiço de bens. De acordo com a assessoria de imprensa do movimento, representantes dos sem-terra acompanharam a Polícia Federal antes de os integrantes do movimento saírem do prédio na segunda à noite. Segundo eles, tudo o que estava dentro do prédio no momento da vistoria conjunta permaneceu no edifício.

A ocupação do Ministério da Fazenda faz parte de uma mobilização que o MST desencadeou esta semana em 18 estados. O movimento reivindica o fim dos cortes no orçamento da reforma agrária.

Até esta terça (4) à noite, alguns integrantes do MST permaneciam acampados em frente ao Ministério da Fazenda.

Histórico

Nos últimos cinco meses, vários protestos foram promovidos ou em frente ao Ministério da Fazenda ou ocupando o edifício-sede. Em março e, depois, em maio, manifestantes da Educafro – associação civil que trabalha pela promoção da educação e cidadania de afrodescentes e pessoas carentes – ocuparam a portaria principal do prédio pedindo o fim do bloqueio das verbas dos programas voltados à educação da população negra.

Em maio, cerca de 500 agricultores familiares ligados à Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Brasil ocuparam todos os andares do prédio por cerca de seis horas.

Em junho, manifestantes da União Nacional dos Estudantes montaram um acampamento em frente ao ministério. Eles pediam a saída do ministro Joaquim Levy e o fim do ajuste fiscal.

Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil // Edição: Graça Adjuto

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.