Aprenda a consultar situação do CPF e solicitar regularização via internet

  • Por Jovem Pan
  • 13/04/2020 18h00 - Atualizado em 13/04/2020 18h00
Reprodução cartão CPF Regularização de CPF não exige ida ao posto físico da Receita

Nos últimos dias, foram flagradas cenas de aglomerações em postos da Receita Federal espalhados por diversos pontos do país para regularização do CPF – uma das exigências para o recebimento do auxílio emergencial oferecido pelo governo de R$ 600 para trabalhadores informais, desempregados e microempreendedores. Para evitar que os contribuintes saíssem de casa, o órgão lançou um serviço de regularização por e-mail. No último fim de semana, mais de 1,2 mil servidores participaram de um mutirão em todo o país, onde mais de 90 mil solicitações foram atendidas.

Para verificar pendências

Segundo a orientação da Receita Federal, o acesso ao aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial pode não ser possível na primeira tentativa. O órgão orienta que o cidadão acesse a plataforma e busque seu cadastramento em diferentes períodos do dia para que a habilitação seja concluída com sucesso. Persistindo a impossibilidade por conta do CPF, o cidadão pode consultar a situação do documento no site da Receita Federal. Lá, é necessário que conste a informação “Regular”. A consulta pode ser feita aqui.

Caso o documento esteja regular, qualquer restrição apontada pelo aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial pode não estar relacionada a pendências com a Receita Federal.

É importante que o cidadão verifique, no ato do preenchimento do cadastro no aplicativo se o seu nome, nome da mãe e data de nascimento coincidem com os dados que constam na base da Receita Federal.

Passo a passo para regularização

Se confirmada a necessidade de regularização do CPF, basta seguir o passo a passo e pedir a alteração no site da Receita Federal, via chat ou formulário, via e-mail ou, em último caso, presencialmente.

Para alterar pelo site, basta acessar o formulário eletrônico “Alteração de dados Cadastrais no CPF”, disponível aqui, ou pelo chat da RFB, aqui.

Para solicitar por e-mail, o cidadão deve encaminhar uma mensagem eletrônica com o pedido de regularização com a lista de documentos anexados. Confira aqui. Mas fique atento! Cada região possui um e-mail específico:

1ª Região Fiscal (DF, GO, MT, MS e TO) – atendimentorfb.01@rfb.gov.br

2ª Região Fiscal (AC, AM, AP, PA, RO e RR) – atendimentorfb.02@rfb.gov.br

3ª Região Fiscal (CE, MA e PI) – atendimentorfb.03@rfb.gov.br

4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e RN) – atendimentorfb.04@rfb.gov.br

5ª Região Fiscal (BA e SE) – atendimentorfb.05@rfb.gov.br

6ª Região Fiscal (MG) – atendimentorfb.06@rfb.gov.br

7ª Região Fiscal (ES e RJ) – atendimentorfb.07@rfb.gov.br

8ª Região Fiscal (SP) – atendimentorfb.08@rfb.gov.br

9ª Região Fiscal (PR e SC) – atendimentorfb.09@rfb.gov.br

10ª Região Fiscal (RS) – atendimentorfb.10@rfb.gov.br

A Receita Federal disponibilizou um vídeo para explicar como obter os serviços sem a necessidade de comparecer a um posto de atendimento.

* Com Agência Brasil

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.