‘As pessoas passam, as instituições ficam’, diz Dias Toffoli ao Congresso
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, pediu o fortalecimento das instituições em discurso na sessão solene que marca o início do ano legislativo, em Brasília, nesta segunda-feira (4). “As pessoas passam, as instituições ficam”, afirmou Toffoli.
O ministro ressaltou que o país está caminhando rumo à institucionalidade. “O Brasil tem caminhado com passos largos no sentido da institucionalidade em vez da pessoalidade”, disse. “Uma grande nação é feita de instituições fortes”, ressaltou.
Toffoli ainda pediu que o Brasil “retome o caminho do desenvolvimento”. “É necessário que o país volte a crescer, gere empregos, recobre a confiança dos investidores, retome o equilíbrio fiscal e combata o aumento da criminalidade”, disse.
O ministro ressaltou a proposta de um novo pacto dos três poderes, envolvendo as reformas da Previdência, fiscal e tributária, que ele classificou como fundamentais. “Também é premente ampliar os esforços em relação à segurança pública, de modo que sejamos capazes de fortalecer o combate à corrupção, ao crime organizado e à epidemia de violência e homicídios que assola o país”, afirmou.
Por fim, Dias Toffoli explicou que as reformas e a retomada do desenvolvimento têm como objetivo melhorar o bem-estar da população, promover a inclusão social e reduzir as desigualdades sociais, econômicas e regionais. “Somos todos construtores do caminho a seguir”, declarou o ministro.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.