Assembleia Legislativa do Rio abre processo de impeachment de Pezão
O processo de impeachment contra o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), foi aberto na tarde desta terça-feira (4), pela mesa diretora da Assembleia Legislativa. Foram seis votos a favor e um contra a ação, que acata recurso do Tribunal de Justiça fluminense. Pezão está preso desde quinta-feira (29).
O recurso judicial pedia andamento ao pedido de processo de impeachment movido pelo PSOL em fevereiro de 2017. Na época, a ação foi engavetada pelo presidente afastado da Casa, Jorge Picciani (MDB), hoje em prisão domiciliar. O caso pode ser arquivado de novo, já que deputados entram em recesso no dia 20 de dezembro. Como em janeiro um novo governador, Wilson Witzel (PSC), assumirá o cargo, a ação perderá seu “objeto”.
Crimes
Pezão foi preso no âmbito da Operação Lava Jato, acusado de receber R$ 39 milhões em propina. Ele também é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de ter dado continuidade ao esquema de desvio de dinheiro público liderado pelo ex-governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (MDB), que também está preso. Pezão nega.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.