Assessor de Segurança Nacional de Trump anuncia reunião com Bolsonaro no Brasil
John Bolton, o assessor de Segurança Nacional do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (21) que se reunirá com o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, no próximo dia 29, no Rio de Janeiro.
“Verei o próximo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no Rio, em 29 de novembro. Compartilhamos muitos interesses bilaterais e trabalharemos de forma próxima para expandir a liberdade e a prosperidade por todo o continente americano”, escreveu Bolton no Twitter.
Look forward to seeing Brazil’s next President @JairBolsonaro in Rio on November 29th. We share many bilateral interests and will work closely on expanding freedom and prosperity throughout the Western Hemisphere.
— John Bolton (@AmbJohnBolton) November 21, 2018
Este será o primeiro encontro oficial entre o governo americano e Bolsonaro, e ocorrerá na véspera da cúpula de líderes do G20 em Buenos Aires, da qual Trump participará.
O presidente Michel Temer convidou Bolsonaro a acompanhá-lo na cúpula do G20, mas fontes da equipe de transição disseram que a viagem não será possível porque o capitão reformado ainda precisa de cuidados médicos devido ao atentado que sofreu durante a campanha.
Bolton aproveitará a viagem a Buenos Aires para fazer uma parada no Brasil em um novo gesto do interesse da Casa Branca em estabelecer uma relação produtiva com o novo governo.
Trump ligou para Bolsonaro depois das eleições para parabenizá-lo pela vitória. Os dois acertaram trabalhar conjuntamente em matéria comercial, militar e “tudo mais”, segundo o presidente americano. Já o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca descreveu Bolsonaro como um “aliado” durante um discurso sobre a América Latina feito recentemente em Miami. Além disso, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, também conversou com o presidente eleito sobre a situação da Venezuela.
*Com EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.