Avelleda: edital dos ônibus será publicado semana que vem

  • Por Thiago Navarro/Jovem Pan
  • 26/03/2018 14h55 - Atualizado em 26/03/2018 14h55
Elias Gomes/Jovem Pan Secretário Sérgio Avelleda participou do Fórum Jovem Pan Mitos e Fatos nesta segunda-feira (26)

O secretário de Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda, afirmou nesta segunda (26) que até o próximo sábado (7) deve ser publicado o edital de licitação das linhas de ônibus na capital. “Talvez na sexta ou no sábado saia no Diário Oficial o aviso de publicação do edital”, disse o secretário em entrevista exclusiva à Jovem Pan.

Avelleda disse que “esta é a grande tarefa” da pasta no ano. Segundo o secretário, o edital está em sua “última revisão” e foram recebidas 8,5 mil contribuições  da sociedade civil “de altíssimo nível”. Avelleda garante que “muitas delas serão incorporadas ao edital”.

Serão disponibilizados 31 lotes, em oito áreas operacionais definidas por lei municipal, e a Prefeitura espera uma “disputa intensa”. “Além dos operadores de São Paulo, esperamos operadores de todo o Brasil participando da disputa”, afirmou Avelleda.

“Em cada área haverá lotes divididos por serviços: estrutural, de articulação regional e distribuição local”, informou.

As linhas de ônibus serão diminuídas em 149, porém a previsão é de que uma área maior da cidade esteja coberta.

Relembre reportagem de 12 de março em que Avelleda dava mais detalhes da licitação:

Apps

Sobre a regulamentação de transporte por aplicativos na capital paulista, Avelleda diz qual é o foco: “estamos aguardando a conclusão da criação do ambiente seguro de dados dentro da Prefeitura”. Segundo o secretário, haverá uma “sala-cofre e servidores com técnica de transmissão de dados com segurança” para analisar os dados dos que utilizam os apps.

“O grande fato é ter acesso aos dados das operadoras para conhecer com detalhes os números e execução das viagens para ir aprimorando de forma a assegurar um serviço de qualidade e seguro aos usuários”, afirmou.

Sobre a regulamentação nacional do serviço que pende de sanção do presidente Michel Temer, Avelleda avalia que as leis na capital paulista não terão de ser alteradas. “A regulamentação nacional conferiu aos municípios a competência de fazer isso (regulamentar os apps). Já fizemos”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.