Barbosa considera compartilhar recursos de CPMF com Estados e municípios, diz PSD

  • Por Agência Estado
  • 26/01/2016 17h00
Lula Marques / Agência Nelson Barbosa

Com a necessidade de conquistar votos para a aprovação da CPMF, em tramitação no Congresso, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, não descartou a possibilidade de compartilhar, com Estados e municípios, os recursos arrecadados com a recriação do tributo. A informação foi dada pelo presidente do PSD, Guilherme Campos, à Agência Estado, depois de um encontro com o ministro.

Ainda durante a reunião, outra ideia que não foi descartada pelo ministro foi a de fixar um prazo para a vigência do imposto, disse Campos. Ele argumentou, contudo, que a dificuldade, neste momento, em aprovar um prazo de validade é a garantia de que o governo cumprirá o que for estipulado no Congresso. Antes de ser extinto, o imposto foi renovado por diversas vezes. 

“A dificuldade é que no passado não foi assim”, ponderou o presidente do PSD, um dos partidos da base aliada.

Em rápida reunião com a bancada do PSD nesta terça-feira, 26, em seu gabinete, Barbosa não entrou em detalhes sobre como viabilizar essas possibilidades. De acordo com participantes da reunião, o clima do encontro foi de “retomada de trabalhos” após o recesso de fim de ano.

Entre os argumentos usados por Barbosa para que a recriação da CPMF seja aprovada, o ministro afirmou que a “CPMF é emergencial e pode viabilizar uma mudança de cenário num prazo mais curto”. O ministro disse ainda que, caso os parlamentares não aprovem a matéria, essa mudança de cenário aconteceria num prazo mais longo e com mais prejuízos ao País.

A bancada do PSD se reuniu com Barbosa para apresentar uma série de propostas para a retomada da economia. Entre elas, o partido pediu para que o governo concentre seu trabalho em medidas que tornem o Brasil mais competitivo no mercado nacional e internacional, realize uma reforma previdenciária e tributária e repense o pacto federativo.

Sobre um possível apoio à CPMF, Campos ressaltou que sempre foi contra a criação de novos impostos antes de uma reforma tributária, inclusive enquanto era deputado federal. “Mudar de lado tem que ter uma justificativa muito grande”, afirmou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.