Black Friday: Reclame Aqui recebe mais de 7 mil reclamações

O volume de reclamações até o momento já supera todo o ano de 2018

  • Por Jovem Pan
  • 29/11/2019 18h51 - Atualizado em 29/11/2019 19h02
  • BlueSky
Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo Black Friday aconteceu nesta sexta-feira (29) em todo país

O Reclame Aqui, site que reúne reclamações de clientes, já recebeu 7.100 reclamações sobre a Black Friday, o que representa um aumento de 50,5% com relação ao mesmo período de 2018. O volume de reclamações até o momento supera o número do ano passado, cujo balanço final foi de 5.607 reclamações.

A plataforma monitorou as queixas relacionadas à Black Friday desde às 11 horas desta quarta (27) até às 18h desta sexta-feira (29). O principal motivo das queixas é a propaganda enganosa, que representam 32,03% do total registrado.

Problemas na finalização da compra (11,37%) também têm sido relatados, além de divergência de valores (8,28%) e, por conta das promoções antecipadas que algumas marcas proporcionaram, o atraso na entrega dos produtos aparece em quarto lugar, com 6,24% e, em quinto lugar, problemas com estorno do valor pago (4,54%).

O Reclame Aqui também divulgou um ranking das empresas que mais receberam reclamações até o momento. A rede de fast food McDonalds aparece em primeiro lugar com 323 reclamações até às 18 horas desta sexta. A rede Burger King aparece em segundo, com 293 reclamações, seguida do site Méliuz com 292 registros de reclamação. Em quatro lugar está o site das lojas Americanas, com 245 reclamações, seguida pelo site Kabum, com 170 registros.

No ano passado, de acordo com dados do Reclame Aqui, a loja campeã de reclamações foi a Americanas.com, com 306 casos.

Neste ano, entre os produtos que mais geram reclamações dos consumidores estão celulares (10,22%), tênis (6,35%), cartões de crédito (4,28%), TV (3,9%) e componentes, peças e acessórios (3,78%).

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.