BNDES divulga lista com os 50 maiores tomadores de empréstimo; Bolsonaro comemora transparência

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou em seu site oficial nesta sexta-feira (18) uma lista detalhada com os nomes dos 50 maiores tomadores de empréstimos da instituição. As cinco primeiras posições são ocupadas por Petrobras, Embraer, Norte Energia, Vale e Construtora Odebrecht.
O ranking faz parte de uma nova ferramenta de transparência lançada pelo banco. Além dele, foram disponibilizadas informações sobre contratos de exportações brasileiras de engenharia para obras no exterior, principais projetos e empresas sócias.
Confira aqui os 10 primeiros tomadores de empréstimos do BNDES:
1. Petrobras
2. Embraer
3. Norte Energia
4. Vale
5. Construtora Odebrecht
6. Estado de São Paulo
7. Transportadora Associada de Gás (TAG)
8. Tim
9. Telefônica Brasil
10. Fiat Chrysler
A lista completa pode ser vista neste link
O novo presidente do BNDES, Joaquim Levy, já havia anunciado que faria uma série de modificações internas em termos de transparência, afirmando, inclusive, que abriria a “caixa-preta” das operações. O mesmo termo foi citado algumas vezes pelo presidente Jair Bolsonaro, que usou as redes sociais para comemorar o início das transformações.”Ainda vamos bem mais a fundo!”, escreveu no Twitter.
Ainda vamos bem mais a fundo! BNDES divulga interessante link identificando os países que usaram os recursos financeiros do Brasil e os motivos dos empréstimos. Tire suas conclusões: https://t.co/kJKJXjenhI pic.twitter.com/HKaULyXHDG
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 18, 2019
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.