Bolsonaro aciona PGR para bloqueio de fundo partidário do PSL e afastamento de Bivar

  • Por Jovem Pan
  • 30/10/2019 20h13
Divulgação/PSL Homens se abraçam para foto O presidente Jair Bolsonaro e o presidente do PSL, Luciano Bivar

O presidente Jair Bolsonaro acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo o bloqueio do fundo partidário do PSL, seu partido, e afastamento do presidente da sigla, Luciano Bivar. A informação é do jornal Folha de São Paulo.

Bolsonaro, que está em viagem pela Arábia Saudita, ainda solicita uma investigação para apurar “indícios de ilegalidade” na movimentação do dinheiro repassado ao partido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “em nome da transparência, da moralidade e do resguardo e proteção do patrimônio público”.

O pedido do presidente acontece no momento em que o partido está dividido entre bolsonaristas e bivaristas, que defendem a permanência de Luciano Bivar na presidência do partido.

As duas alas da sigla disputam na Justiça o controle da legenda e do fundo partidário, que pode chegar até R$ 110 milhões no final deste ano. O partido, no entanto, tem a segunda maior bancada da Câmara, com 53 deputados.

Ainda nesta quarta, o PSL derrubou na Justiça uma liminar que travava os processos de suspensão que o partido tinha aberto contra 19 de seus deputados, todos alinhados a Bolsonaro.

O juiz Alex Costa Oliveira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, acatou em parte o pedido apresentado pela defesa do PSL alegando que não faz mais sentido a suspensão completa dos processos. O mesmo magistrado havia concedido liminar à ala bolsonarista do partido para o travamento da suspensão dos parlamentares.

A crise interna no partido se intensificou ainda mais nas semanas que antecederam a viagem de Jair Bolsonaro à Ásia e Arábia Saudita, com áudios vazados e o então líder do PSL na Câmara chamando o presidente de “vagabundo” após saber de lista que colocaria Eduardo Bolsonaro na liderança – o que, de fato, se concretizou no dia 21.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.