Bolsonaro confunde Dinamarca com Noruega ao criticar caça de baleias
Presidente postou vídeo sobre a prática para atacar governo norueguês, mas registros foram feitos no país vizinho
Após o anúncio do governo da Noruega de que os repasses de R$133 milhões para o Fundo Amazônia seriam suspensos, o presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo em seu Twitter alegando que o país promove a “matança” de baleias. As imagens, no entanto, foram registradas na Dinamarca, país vizinho.
A caça comercial de baleias é permitida e sujeita a regras rígidas na Noruega. A única espécie do mamífero que pode ser caçada não está sob risco de extinção. O presidente, no entanto, postou cenas da caça aos mamíferos nas Ilhas Faroe, territórios dinamarqueses no Oceano Atlântico Norte.
Em 2017, a Noruega ocupava o segundo lugar no ranking de matança do animal, com 432 baleias mortas, atrás apenas do Japão, que capturou 596 no mesmo ano.
– Em torno de 40% do Fundo Amazônico vai para as… ONGs, refúgio de muitos ambientalistas. Veja a matança das baleias patrocinada pela Noruega. pic.twitter.com/46hpQnHSJA
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 19, 2019
No texto que acompanha o vídeo postado em sua conta pessoal do Twitter, Bolsonaro escreveu que “em torno de 40% do Fundo Amazônico vai para as… ONGs (organizações não governamentais), refúgio de muitos ambientalistas”. “Veja a matança de baleias patrocinada pela Noruega”, escreveu o presidente.
As imagens levaram a discussão ao topo dos temas mais debatidos na rede social na manhã desta segunda (19).
Com Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.