Bolsonaro critica ministro francês por reunião com ONGs: ‘ferram’ o Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 01/08/2019 13h56 - Atualizado em 01/08/2019 13h59
Carolina Antunes/PR Presidente desmarcou o encontro que tinha com o chanceler

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) criticou, nesta quinta-feira (1), a postura do ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, que esteve em reuniões com Organizações Não Governamentais (ONGs) enquanto esteve no Brasil. Para o presidente, que cancelou o encontro que tinha com o ministro por causa de outro compromisso e “outros fatores” que não citou, as ONGs “ferram o Brasil”.

“O que ele veio tratar com ONG aqui? Quando fala em ONG, já nasce um sinal de alerta”, questionou, acrescentando que “ficou sabendo” que Le Drian marcou também reuniões com o vice-presidente, Hamilton Mourão, e governadores do Nordeste.

Questionado sobre o real motivo do cancelamento, Bolsonaro ironizou,a firmando que conceder uma entrevista a um jornalista seria mais importante do que falar com o ministro francês. “Cancelei. Tinha outro compromisso. Falar contigo [jornalista] talvez é mais importante do que conversar com ele (ministro francês). Eu tenho estratégia de como agir em dado momento. Ele marcou audiência comigo. Aí fiquei sabendo que ele tinha marcado com o Mourão, tinha marcado com ONGs. Quem é que ferra o Brasil? ONGs”, ressaltou.

Apesar do tom aparentemente ressentido, o presidente negou que tenha se sentido desprestigiado. Negativo. Ele pode conversar com quem quiser. Se descobrir que o Papa Francisco é brasileiro, pode falar com o Papa Francisco. Política é tudo igual, dizia Ulysses Guimarães, é olhar para as nuvens e elas mudam constantemente de posição. E tem que agir dessa maneira”, finalizou.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.