Bolsonaro: decreto sobre posse de armas ‘devolveu aos brasileiros a liberdade de decidir’
O presidente Jair Bolsonaro afirmou na tarde desta terça-feira (15) que a assinatura do decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil devolveu “aos brasileiros a liberdade de decidir”. Ele falou sobre o assunto em duas publicações feitas no Twitter.
“Por muito tempo, coube ao Estado determinar quem tinha ou não direito de defender a si mesmo, à sua família e à sua propriedade. Hoje, respeitando a vontade popular manifestada no referendo de 2005, devolvemos aos cidadãos brasileiros a liberdade de decidir”, escreveu.
Promessa de campanha, a posse facilitada de armas é acompanhada de um aumento no prazo para renovação do registro, que também será automático – exceto para os casos em que o cadastro está vencido, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
“Além das inúmeras iniciativas tomadas nestes primeiros dias, aumentamos de três para 10 anos o prazo para a renovação da posse da arma e acabamos com a subjetividade para a compra, que sempre foi dificultada ou impossibilitada”, afirmou Bolsonaro. Por fim, disse que esse é “apenas o primeiro passo”.
Além das inúmeras iniciativas tomadas nestes primeiros dias de Governo, aumentamos de 3 para 10 anos o prazo para a renovação da posse da arma de fogo e acabamos com a subjetividade para a compra, que sempre foi dificultada ou impossibilitada. Esse é apenas o primeiro passo! ??
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 15, 2019
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.