Bolsonaro desembarca em MG e sobrevoa região de Brumadinho
O presidente Jair Bolsonaro desembarcou por volta das 10 horas deste sábado (26) em Confins, Minas Gerais, e já sobrevoou a área atingida pelo rompimento da barragem em Brumadinho. O incidente deixou ao menos nove mortos, segundo o Corpo de Bombeiros.
Presidente @jairbolsonaro desembarca em Confins para sobrevoar área atingida pelo rompimento da barragem em Brumadinho pic.twitter.com/YVnCwWn4kT
— Planalto (@planalto) January 26, 2019
A viagem de Bolsonaro ocorre apenas dois dias antes de ele se submeter a uma cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia. O procedimento cirúrgico está marcado para segunda (28) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A bolsa foi colocada em setembro, após Bolsonaro, então candidato à presidência da República, ser atacado com uma faca em Juiz de Fora (MG).
Antes de embarcar para Minas, o presidente informou, por meio de sua conta no Twitter, que foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a criação do Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastre coordenado pelo Ministro da Casa Civil, conforme ele havia prometido.
“A finalidade [da criação do Comitê] é acompanhar e fiscalizar as atividades a serem desenvolvidas em decorrência do desastre, acompanhar as ações de socorro, de assistência, de restabelecimento de serviços essenciais afetados, de recuperação de ecossistemas e de reconstrução”, disse.
Segundo Bolsonaro, o Comitê poderá “convidar para reuniões” representantes do governo do Município de Brumadinho e do Estado de Minas Gerais, de outros órgãos e entidades da administração pública federal, do Ministério Público Federal e do Estado de Minas Gerais, da Defensoria Pública da União e do Estado de Minas Gerais, da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais, além de representantes do governo, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia Pública dos Estados e Municípios eventualmente atingidos”.
Brumadinho e região: Governo federal publicou decreto que institui o Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastre coordenado pelo Ministro da Casa Civil. A finalidade é acompanhar e fiscalizar as atividades a serem desenvolvidas em decorrência do desastre…
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 26, 2019
…e acompanhar as ações de socorro, de assistência, de reestabelecimento de serviços essenciais afetados, de recuperação de ecossistemas e de reconstrução.
Para o alcance de seus objetivos, o Comitê poderá convidar para as reuniões…— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 26, 2019
…representantes do governo do Município de Brumadinho e do Estado de Minas Gerais, de outros órgãos e entidades da administração pública federal, do Ministério Público Federal e do Estado de Minas Gerais, da Defensoria Pública da União e do Estado de Minas Gerais, …
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 26, 2019
…da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais, além de representantes do governo, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia Pública dos Estados e Municípios eventualmente atingidos. Poderão participar, ainda, integrantes de instituições acadêmicas,…
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 26, 2019
…pesquisadores e especialistas de áreas técnicas relacionadas aos objetivos do Comitê.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 26, 2019
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.