Bolsonaro faz reunião com ministro da Defesa sobre manchas de óleo em praias

As manchas atingem a região do Nordeste desde setembro. Já são mais de 132 locais atingidos pela substância classificada como petróleo cru, tipo não produzido no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 07/10/2019 17h54 - Atualizado em 07/10/2019 17h56
Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro se reúne com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, nesta segunda-feira (7), a partir das 17 horas,  para tratar do monitoramento da situação das praias do Nordeste, de acordo com informação da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

Manchas de óleo de origem ainda desconhecida atingiram diversas praias do Nordeste desde setembro. Já são mais de 132 locais atingidos. Neste domingo (6) o governo de Sergipe decretou estado de emergência devido ao aumento de danos ambientais causados pelo combustível.

Neste sábado, o presidente Jair Bolsonaro determinou uma investigação sobre as causas e as responsabilidades pelas manchas de óleo.

A determinação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e as investigações serão conduzidas pela Polícia Federal, Ministério da Defesa, Ibama e o pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Na última sexta-feira (4), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou um balanço com a informação de que 124 localidades haviam sido atingidas e 59 municípios de 8 Estados da região foram afetados.

Doze animais foram atingidos pela substância, sendo onze deles tartarugas marinhas, e oito deles morreram. A substância é petróleo cru, segundo análise do órgão, mas o tipo identificado não é produzido no Brasil.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.