Bolsonaro oficializa proposta que consolida autonomia do Banco Central
Como uma das medidas propostas para os cem dias de governo, o presidente Jair Bolsonaro anunciou, nesta quinta-feira (11), em seu Twitter, que foi oficializada a proposta que consolida a autonomia do Banco Central. A ação se enquadra em um dos compromissos defendidos pelo presidente durante a campanha eleitoral de “seguir o modelo vigente em economias avançadas”.
A exemplo das economias mais avançadas, oficializamos hoje a proposta que consolida a autonomia do Banco Central, princípio importante que ajuda a fornecer estabilidade, eficiência e crescimento econômico. É mais um compromisso sendo cumprido!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 11, 2019
O projeto altera a forma de indicação dos dirigentes de instituições financeiras. No caso do Banco Central, o presidente do BC perde o status de ministro e passa a haver um mandato fixo para o presidente e para os diretores das instituições. A justificativa é que a autonomia do BC incentivará o aumento da produtividade nacional e da eficiência econômica. Segundo texto do projeto, será assegurada a “autonomia operacional e técnica para cumprir as metas de inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN)”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.