Bolsonaro promete, em reunião com empresários, apresentar Previdência quando Congresso se reunir

  • Por Jovem Pan
  • 22/01/2019 17h39
Alan Santos/PR Bolsonaro faz estreia internacional no Fórum Econômico de Davos

O presidente Jair Bolsonaro deu poucos detalhes sobre a reforma da Previdência que deve apresentar ao parlamento brasileiro no discurso que fez nesta terça-feira (22) no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Contudo, em reunião realizada horas depois com executivos de algumas das maiores empresas do mundo, o tom foi diferente.

“Nos disseram que essa é a prioridade e que o projeto da reforma será apresentado já nos primeiros dias [da nova Legislatura]”, contou um dos empresários que esteve presente na reunião. O encontro aconteceu em uma sala exclusiva. Bolsonaro esteve acompanhado de ministros e conversou com presidentes e CEOs de grandes marcas.

O governo não apresentou uma data para que as novas medidas sejam votadas. Entretanto, a equipe insistiu que esse será o primeiro trabalho da gestão. Bolsonaro, segundo o executivo, também admitiu que a reforma pode não ser exatamente como previsto, já que certas “acomodações” terão de ser feitas para garantir a aprovação.

No encontro, estiveram presentes representantes de empresas como Arcelor Mittal, Embraer e Nestlé e foi marcado por perguntas. Várias delas tocaram na questão da capacidade da nova administração federal de convencer a população sobre a necessidade da reforma. “O que quiseram saber é se haveria uma aceitação popular.”

Para os empresários, isso pode ser decisivo, já que testaria a capacidade do governo de manter uma certa taxa de popularidade para continuar a governar. Durante o encontro, Bolsonaro ainda foi cobrado em relação à proteção ambiental, em especial na Amazônia, e quanto a questões relacionadas com a defesa de indígenas.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.