Bolsonaro rebate Macron: ‘Não somos nós que divulgamos fotos do século passado’

Presidente francês disse que Bolsonaro teria ‘mentido’ sobre seus compromissos ambientais

  • Por Jovem Pan
  • 23/08/2019 17h47
Marcos Corrêa/PR Macron usou uma foto antiga da Amazônia para se referir as queimadas recentes

O presidente Jair Bolsonaro respondeu, nesta sexta-feira (23), a declaração do presidente da França, Emmanuel Macron, que Bolsonaro teria “mentido” sobre seus compromissos ambientais e que, por isso, o país iria se opor à assinatura do tratado de livre-comércio entre União Europeia (UE) e Mercosul.

Em uma publicação nas redes sociais, onde pediu que os incêndios da Amazônia fossem o primeiro assunto a ser debatido pela cúpula do G7, Macron usou uma foto antiga para se referir as queimadas recentes.

“Lamento a posição de um chefe de Estado, como o da França, se dirigir ao PR [presidente] brasileiro como “mentiroso”. Não somos nós que divulgamos fotos do século passado para potencializar o ódio contra o Brasil por mera vaidade. Nosso país, verde e amarelo, mora no coração de todo o mundo”, escreveu Bolsonaro, desejando “ao povo francês paz e felicidades”.

Os presidentes trocam faíscas desde a primeira publicação de Macron sobre o assunto feita nas suas redes sociais.

Antes de Macron se pronunciar, o ministro das Relações Exteriores brasileiro havia denunciado o que chamou de “campanha internacional equivocada”. Segundo Ernesto Araújo, muitas pessoas estão usando imagens antigas ou de queimadas que não aconteceram na Amazônia. O chanceler ainda anunciou que vai criar um grupo de trabalho com a França para trocar informações sobre os esforços de combate ao desmatamento.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.