Bolsonaro sobre liberação de emendas: ‘É tudo à luz da legislação’
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que a liberação de emendas parlamentares na semana de votação da reforma da Previdência na Câmara é feita “à luz da Legislação”.
“Tenho 28 anos de Parlamento, tudo o que é liberado está no orçamento. Então, eu gostaria de liberar tudo o que está no orçamento. E quando acontece uma situação com essa é normal, no meu entender. Nada foi inventado, não tem mala, não tem conversa escondidinha em lugar nenhum, é tudo à luz da legislação. É isso que deve estar acontecendo”, disse em cerimônia durante a tarde desta terça-feira (9).
Questionado se a prática poderia ser uma reprodução da chamada “velha política”, o presidente negou. “Velha política é dar aquilo que vocês sabem que se dava no passado. Não quero falar em velha política, temos uma política no momento, que o Parlamento entende também como sendo a mais justa. Estamos no mesmo barco. Nós e o Legislativo queremos o bem do Brasil”, declarou.
O governo liberou R$ 1,13 bilhão em emendas voltadas para a área da saúde. A decisão está formalizada em 37 portarias editadas em duas edições extraordinárias do Diário Oficial da União (DOU) publicadas com data da segunda-feira.
Mais tarde, o presidente usou as redes sociais para, mais uma vez, explicar a liberação de emendas. Segundo ele, o governo está “apenas cumprindo o que a lei determina e nada mais”.
– Por conta do orçamento impositivo, o governo é obrigado a liberar anualmente recursos previstos no orçamento da União aos parlamentares e a aplicação destas emendas é indicada pelos mesmos. Estamos apenas cumprindo o que a lei determina e nada mais. BOA NOITE A TODOS!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 9, 2019
*Com Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.