Bolsonaro sugere implantação da política norte-americana de ‘Tolerância Zero’ no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 17/05/2019 19h28
Reprodução/Twitter bolsonaro em ligação com ex prefeito de ny

O presidente Jair Bolsonaro deu mais uma indicação de medidas que pretende tomar no decorrer do seu governo. Em post na sua página do Twitter nesta sexta-feira (17), ele disse que falou pelo telefone com o ex-prefeito de Nova York (EUA), Rudy Giuliani, conhecido pela sua política de “Tolerância Zero”.

Segundo o presidente, exemplos como ele “servem de inspiração para o governo, que tem como uma de suas principais metas desmantelar o crime organizado, combater a corrupção e reprimir o crime violento”.

Bolsonaro afirmou também que conversou com Giuliani sobre a “determinação de restaurar a lei e a ordem no Brasil”. O sistema de “Tolerância Zero”, implantado em algumas cidades dos Estados Unidos na década de 1990, baseou-se no princípio da repressão inflexível a crimes menores para promover o respeito à legalidade e promover a redução de crimes.

Na gestão de Giuliani, os crimes diminuíram 57% em Nova York, sendo que os assassinatos reduziram 65%. O modelo, no entanto, divide opiniões sobre sua efetividade e consequências relacionadas ao aumento da população carcerária e a casos de abuso policial.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.