Bolsonaro sugere que há exagero na fiscalização de trabalho análogo à escravidão

Ele criticou a lei que estabelece a expropriação de terra em propriedades onde for encontrado trabalho escravo

  • Por Jovem Pan
  • 30/07/2019 19h45 - Atualizado em 30/07/2019 20h28
Marcos Corrêa/PR Presidente disse que especificações da Organização Internacional do Trabalho são excessivas

O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta terça-feira (30), durante cerimônia em que anunciou as mudanças em normas de segurança e saúde no trabalho (NRs), que há exagero na fiscalização do trabalho análogo à escravidão no Brasil. Ele criticou ainda as especificações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que enquadram o serviço como “semelhante ao escravo”.

Bolsonaro citou a emenda constitucional 81 que consta que “propriedades rurais e urbanas no Brasil onde forem localizadas a exploração do trabalho escravo na forma da lei serão expropriadas e destinadas à reforma agrária e a programas de habitação popular”.

“Às vezes uma família que tá com 90 anos de idade um casal e tem filhos, netos, bisnetos, até tataranetos, vai que se pratica o trabalho análogo à escravidão, que possa ser enquadrado pela OIT, como espessura do colchão, recinto com ventilação inadequada, roupa de cama rasgada, copo desbeiçado, entre outras quase 200 especificações. Esse cidadão vai perder a fazenda, vai para a rua”, afirmou. “Quem tem coragem de investir num país como esse? Ninguém”, questionou.

O termo “trabalho análogo à escravidão” deriva do fato de que o trabalho escravo formal foi abolido pela Lei Áurea em 13 de maio de 1888. Até então, o Estado brasileiro tolerava a propriedade de uma pessoa por outra, o que se tornou ilegal após essa data. Caracterizam o trabalho análogo à escravidão condições degradantes de trabalho, jornada exaustiva, trabalho forçado e servidão por dívidas.

Bolsonaro comentou que é preciso revisar as leis que tratam sobre trabalho análogo à escravidão e trabalho escravo. “Necessita de uma definição clara do que é trabalho escravo, até mesmo na própria Constituição ou retirar da Constituição e levar para a Lei Complementar”. Segundo ele, existe uma linha divisória muito tênue entre as duas normas, que levam a interpretações diferentes de juristas.

As normas reguladoras, também conhecidas como NRs, são disposições complementares que consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos pelas empresas que tenham empregados regidos pela CLT. No total, existem 36 delas. Nesta terça-feira (30), duas NRs foram modificadas e uma terceira, revogada. O presidente defendeu as revogações das normas regulamentadoras, pois, segundo ele, “temos que destravar e desburocratizar”.

Polêmica

No início do mês, Bolsonaro foi criticado por “defender o trabalho infantil” ao afirmar que não foi “prejudicado em nada” por ter começado a trabalhar durante a infância. Na ocasião, ele disse que “não defende o trabalho infantil” e “muito menos o escravo”. “Não estou defendendo trabalho infantil, muito menos escravo. Mas me fez muito bem trabalhar. Me transformou fisicamente muito bem. Depois fui ser pentatleta das Forças Armadas”, explicou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.