Bombeiros de Israel chegam ao Brasil para ajudar a combater incêndios

  • Por Jovem Pan
  • 05/09/2019 18h41
EFE O grupo permanecerá no país até o próximo dia 11

Onze bombeiros de Israel chegaram ao Brasil nesta quinta-feira (5) para auxiliar as equipes de brigadistas e militares brasileiros que estão combatendo incêndios na Amazônia. Eles foram recebidos em Brasília pelo presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto.

Segundo o Ministério da Defesa, antes de seguir viagem para Porto Velho (RO), o grupo participou de uma primeira reunião no Centro de Operações Conjuntas, montado no prédio do ministério. A partir de sexta (6), participarão da Operação Verde Brasil, iniciativa que reúne representantes de vários órgãos de Estado para tentar apagar os incêndios que atingem a Amazônia Legal (região composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

De acordo com o ministério, os 11 israelenses atuarão em áreas a serem definidas pelos responsáveis pela operação. O grupo permanecerá no país até o próximo dia 11. “Os israelenses trazem novas experiências e novas tecnologias. Eles são importantes para trocarmos informações. São bem-vindos para reforçar a nossa equipe”, afirmou o Subchefe de Operações, vice-almirante Ralph Dias da Silveira Costa.

Ainda segundo o ministério, cerca de 100 militares do 2° Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Belém (PA), estão sendo deslocados para atuar no combate a incêndios e outros crimes ambientais, na região da Serra do Cachimbo, no sul do Pará.

Os militares do Comando Conjunto Norte também prestaram apoio logístico ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e à Força Nacional para que garimpos ilegais fossem desativados, impedindo a exploração de minério na unidade de preservação ambiental Flora de Altamira, também no Estado do Pará.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.