Bombeiros trabalham por um “milagre” em prédio que desabou

  • Por Jovem Pan
  • 01/05/2018 16h09
FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO Bombeiro com cão farejador trabalha na busca de vítima de incêndio e desabamento de prédio no centro de São Paulo nesta terça (1º)

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (1º) o porta-voz do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Marcos Palumbo, explicou que há uma vítima sob os escombros do prédio que desabou nesta madrugada, mas assumiu que sua sobrevivência depende de um “milagre”.

Os bombeiros tentavam resgatar um homem da janela do edifício em chamas e ele chegou a ser amarrado a uma corda e uma “cadeirinha” dos bombeiros. Logo depois, no entanto, o prédio desabou e a vítima caiu do oitavo andar, estando ainda desaparecida sob os escombros.

Palumbo disse que, com mais “cinco segundos”, os bombeiros teriam conseguido resgatá-lo.

O porta-voz dos bombeiros também explicou que há a possibilidade de haver “outros desaparecidos” no local, que fica em frente ao largo do Paissandu, no centro de São Paulo.

A assistência social que cadastra os moradores que ocupavam o prédio notou a ausência destas pessoas. Palumbo explicou, porém, que nenhuma testemunha garantiu que elas estariam no edifício no momento no momento do desabamento. Ele ressaltou ainda que muitos moradores de rua frequentavam o prédio.

A maioria das famílias, no entanto, conseguiu fugir a tempo do local.

Recolhimento demorado

As buscas por eventuais sobreviventes com cães farejadores continuará por no mínimo 48 horas após o desabamento. Ainda nesta tarde a estrutura estava sendo resfriada do fogo. Palumbo enfatizou que a presença de apenas um desaparecido já justificaria toda a mobilização da corporação.

Apenas na quinta-feira, portanto, os bombeiros começarão a segunda etapa do trabalho, que é a remoção manual de escombros. Então, quando houver segurança de que a intervenção na estrutura não provocará novos colapsos na estrutura, passará a ser utilizado o maquinário para remover os destroços.

As retroescavadeiras no local trabalham apenas no recolhimento de entulhos laterais, mas não mexe na estrutura do edifício.

O porta-voz dos bombeiros projeta que os trabalhos de remoção demorarão ao menos uma semana.

Palumbo classificou os trabalhos dos bombeiros como “cirúrgico”.

https://www.facebook.com/patricia.goncalvescustodio/videos/vb.100000753027794/2050341551667592/?type=2&video_source=user_video_tab

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.