Brasil e Argentina vão debater tarifas dos EUA na cúpula do Mercosul

  • Por Jovem Pan
  • 03/12/2019 16h48
EFE O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Jair Bolsonaro

O secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Marcos Prado Troyjo, e o ministro da Produção da Argentina, Dante Sica, vão se reunir durante a cúpula do Mercosul, realizada nesta semana em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, para discutir as tarifas anunciadas nesta segunda-feira (2) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as importações de aço e alumínio dos dois países.

Fontes do governo argentino disseram nesta terça que Troyjo e Sica conversaram, após o anúncio das tarifas, e decidiram se reunir em algum momento durante a cúpula, que termina na próxima quinta (5), para debater o tema.

A pasta argentina, na qual Sica permanecerá até o próximo dia 10, quando deixará o posto de ministro devido à posse do novo governo liderado por Alberto Fernández, iniciou nesta segunda contatos com a embaixada dos EUA em Buenos Aires para solicitar um diálogo com o secretário de Comércio americano, Wilbur Ross.

Já o chanceler Jorge Faurie pediu para falar com o vice-secretário do Departamento de Estado, John Sullivan.

Em 2018, o governo Trump anunciou que imporia tarifas sobre o aço (25%) e o alumínio (10%) de Brasil e Argentina, que até então estavam isentos da medida, por terem aceitado cotas de exportação com um teto de 180 mil toneladas por ano desses metais.

Essa exceção permitiu que a Argentina exportasse US$ 700 milhões em aço e alumínio ao mercado americano em 2018, cumprindo quase integralmente as cotas de exportação definidas.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.