Brasil está rasgando a Constituição e rompendo com democracia incipiente, diz Lula sobre impeachment

  • Por Jovem Pan
  • 19/08/2016 14h44
DF - DILMA/PRONUNCIAMENTO/MILITANTES - POLÍTICA - Cercada por seguranças, a presidente afastada Dilma Rousseff discursa para militantes e simpatizantes que aguardavam sua saída do lado de fora do Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quinta-feira, 12. 12/05/2016 - Foto: CLAUDIO REIS/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO Estadão Conteúdo Lula recebe Dilma após discurso

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou o impeachment de “golpe parlamentar” em entrevista à rede britânica BBC.

Ele, porém, evitou estabelecer uma relação direta com o golpe que estabeleceu a Ditadura em 1964, quando questionado. “Por que o golpe na Dilma? Não foi o golpe militar. Foi um golpe parlamentar”, disse. “Uma maioria eventual se juntou para tirar a presidente dilma da Presidência da Republica. Uma maioria no Senado e uma maioria na Câmara resolveram afastar a presidenta. O que é um absurdo”, classificou.

Lula afirmou ainda que o presidente interino Michel Temer, por ser constitucionalista, “sabe que o que eles estão fazendo é ilegal, porque a Dilma não cometeu crime”.

“É tão grave o que esta acontecendo no Brasil que, mesmo os 81 senadores sabendo que a presidente Dilma não cometeu nenhum crime contra a Constituição, eles resolveram cassá-la politicamente por interesse”, disse.

Lula explicou que, na sua visão, Dilma está sendo afastada “porque uma parte da elite política e econômica desse país não admite a ascensão social dos mais pobres”

“Os mais pobres subiram um degrau na escada social. E isso já começou a incomodar, porque muito pobre começou a andar de avião, ir a restaurante, comprar coisa que era só de 30% da população. Pobre na universidade, nós colocamos em universidade mais jovens na universidade que 100 anos de conservadores, criamos em 12 anos quatro vezes mais escolas técnicas do que eles criaram em 100 anos”, afirmou, já com um discurso político-eleitoral.

Lula também disse que o recurso que sua defesa impetrou no Comitê de direitos humanos da ONU para denunciar suposto “abuso de poder” do juiz Sergio Moro também teve como objetivo denunciar o impeachment. Segundo Lula, a ação foi feita para estimular um “debate no mundo sobre o que está acontecendo no Brasil”.

“Foi através da imprensa estrangeira que a gente conseguiu fazer com que líderes importantes no mundo inteiro se dessem conta de que o país está rasgando a sua Constituição, está rompendo com a nossa democracia incipiente”, afirmou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.