Brasil registra 1º caso de indígena infectado pelo novo coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 01/04/2020 15h54 - Atualizado em 01/04/2020 16h04
Alice Vergueiro/Estadão Conteúdo O Brasil registrou nesta quarta-feira (1) o primeiro caso de um indígena infectado pelo novo coronavírus

O Brasil registrou nesta quarta-feira (1) o primeiro caso do novo coronavírus em um indígena do País. Trata-se de uma mulher da etnia Kokama, de 20 anos, moradora da aldeia São José, em Santo Antônio do Içá, Amazonas. A informação foi confirmada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

De acordo com o secretário de saúde do município, Francisco Ferreira Azevedo, a indígena que testou positivo para a Covid-19 trabalha como agente de saúde, atende em aldeias na região e viajou a outros municípios do Alto Solimões, como Tabatinga, recentemente.

Segundo a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), a paciente está assintomática, e o pai, mãe, marido e filha dela estão sendo monitorados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei).

As autoridades suspeitam que a infecção tenha ocorrido após o registro de um caso de um médico que trabalha em Santo Antônio do Içá e testou positivo para a Covid-19 depois de viajar para Santa Catarina e Paraná.

Desde então, o médico e as 58 pessoas que estiveram em contato com ele estão isolados. Todas elas se submeteram ao teste para coronavírus, e, até o momento, três deram positivo – a índia e mais dois homens não-indígenas, um de 38 e outro de 45 anos.

Com o risco iminente de disseminação da Covid-19 na região, duas aldeias inteiras foram isoladas: a São José, onde a indígena infectada vive, e a Lago Grande.

De acordo com o último boletim epidemiológico da FVS, o estado do Amazonas tem 175 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.