Brasil registra primeiros casos de varíola dos macacos em três crianças de SP

Prefeitura Municipal afirma que todas estão em monitoramento, sem sinais de agravamento

  • Por Jovem Pan
  • 29/07/2022 18h53
CDC/Brian W.J. Mahy/Divulgação via REUTERS Varíola dos macacos OMS decretou que a varíola dos macacos é uma emergência de saúde pública

Os primeiros casos de varíola dos macacos em crianças no Brasil foram confirmados nesta quinta-feira, 29. A Prefeitura de São Paulo informou que três crianças do município foram infectadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todas estão em monitoramento, sem sinais de agravamento. Até quarta-feira, 27, o país computava 978 casos da doença, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde. No último fim de semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou que a varíola dos macacos é uma emergência de saúde pública, de caráter global.

A doença viral geralmente se espalha por contato próximo. O vírus pode ser transmitido por meio do contato com lesões na pele e gotículas de uma pessoa contaminada, bem como através de objetos compartilhados, como roupas de cama e toalhas. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias. Em relação aos sintomas, os pacientes que têm testado positivo para a doença apresentam febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas durante os primeiros cinco dias. Erupções cutâneas (na face, palmas das mãos, solas dos pés), lesões, pústulas e, ao final, crostas. Segundo a OMS, os sintomas da doença duram de 14 a 21 dias.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.