Ao menos 6,8 milhões de brasileiros já vivem em cidades com lockdown

  • Por Jovem Pan
  • 08/05/2020 08h09 - Atualizado em 08/05/2020 08h11
EFE/Juan Ignacio Roncoroni Com a adoção do lockdown, moradores só podem sair de casa para realizar atividades autorizadas, como comprar alimento, remédio ou ir ao médico

Pelo menos 6,8 milhões de brasileiros já estão vivendo em cidades sob regime de lockdown, termo usado para designar o modelo mais rígido de isolamento com fechamento completo de municípios. A medida está em vigor em três capitais, São Luís, Belém e Fortaleza, e é considerada como o último recurso contra o avanço da Covid-19.

A primeira iniciativa ocorreu no Maranhão – após decisão da Justiça, que foi acatada pelo governador Flávio Dino (PCdoB). Sob argumento de ocupação total de leitos, São Luís e as cidades vizinhas São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar foram fechadas.

Ao todo, outros 13 Estados estão estudando adotar a medida, como o Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. Com os sistemas de saúde já sobrecarregados, Pernambuco e Amazonas chegaram a pedir o fechamento, mas a medida foi negada pela Justiça.

Com a adoção do lockdown, moradores só podem sair de casa para realizar atividades autorizadas, como comprar alimento, remédio ou ir ao médico, sob pena de multa ou até de responder a ações penais. Em Fortaleza, o “confinamento obrigatório”, imposto por decretos publicados pelo prefeito e pelo governador, passa a valer nesta sexta-feira (8). No Pará, o bloqueio total começou a valer na quinta-feira (7).

No Rio, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) anunciou “lockdown parcial” a partir da zona oeste, região onde há mais aglomerações. A medida foi tomada após o Ministério Público encaminhar relatório da Fiocruz defendendo a adoção urgente de medidas rígidas de isolamento.

O governador Wilson Witzel (PSC) vem sendo pressionado a adotar o bloqueio total. Ele acredita, porém, que cabe a cada município impor medidas restritivas.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.