Buscas por desaparecidos continuam na Baixada Santista; 29 mortes são confirmadas

  • Por Jovem Pan
  • 06/03/2020 08h19 - Atualizado em 06/03/2020 08h30
NAIR BUENO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Os municípios afetados já receberam 21,2 toneladas de materiais de ajuda humanitária

Pelo quarto dia, os bombeiros trabalham nas buscas por desaparecidos das chuvas que deixaram um rastro de destruição em Santos, São Vicente e Guarujá, no litoral sul de São Paulo. Informações atualizadas na manhã desta sexta-feira (6) mostram que 41 pessoas continuam desaparecidas e 29 morreram.

A cidade mais atingida foi o Guarujá, que concentra o maior número de mortes (24). Na cidade, sete morros foram atingidos, sendo dois com maior gravidade: o da Barreira do João Guarda e o da Bela Vista, conhecido como Macaco Molhado.

Em Santos, há três mortos e cinco desaparecidos. São Vicente registrou duas mortes e tem um desaparecido. Ao todo, 483 pessoas estão desabrigadas: 228 no Guarujá, 3 em São Vicente, 150 em Santos e 102 em Peruíbe.

Os municípios afetados já receberam 21,2 toneladas de materiais de ajuda humanitária, incluindo colchões, cobertores, cestas básicas, água sanitária e água potável. O estoque ficará armazenado no depósito do Fundo Social de Santos e será distribuído mediante solicitação das defesas civis locais.

O Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Walter Nyakas Junior, permanece na região e em reuniões com o Gabinete de Crise.

A previsão para esta sexta-feira é de chuva moderada a fraca em pontos isolados da Baixada Santista. Como o solo já está encharcado pelo volume de água dos dias anteriores, o risco de novos transtornos e deslizamentos continua elevado.

Em nota, o governo do Estado de São Paulo informou que publicou no Diário Oficial a homologação dos decretos municipais de situação de anormalidade do Guarujá (estado de calamidade pública), Santos e São Vicente (situação de emergência).

Agora, eles seguem para a Defesa Civil Nacional para o devido reconhecimento federal. Na quinta-feira (5) esses decretos foram reconhecidos no Diário Oficial da União.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.