Cabral, Adriana Ancelmo e mais cinco são denunciados na Lava Jato

  • Por Jovem Pan
  • 16/12/2016 11h44
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Sérgio Cabral - ABR

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e mais seis pessoas foram denunciados em Curitiba no âmbito da Operação Lava Jato. Além de Cabral constam na denúncia sua esposa, Adriana Ancelmo, executivos da empreiteira Andrade Gutierrez e pessoas ligadas ao peemedebista.

Segundo o Ministério Público Federal, os denunciados estavam envolvidos no pagamento de vantagens indevidas a partir de um contrato da Petrobras com o Consórcio Terraplanagem Comperj. Este era formado pelas empreiteiras Andrade Gutierrez, Odebrecht e Queiroz Galvão.

A força-tarefa da Operação Lava Jato pede, na denúncia, o ressarcimento de R$ 2,7 milhões em prol da estatal.

Agora cabe ao juiz federal Sergio Moro decidir se aceita ou não a denúncia contra os sete nomes. Caso Moro acate a denúncia, todos passam a ser réus na Lava Jato.

Trecho da denúncia diz que os “denunciados Sérgio Cabral, Adriana Ancelmo, Wilson Carlos e Carlos Miranda receberam a vantagem indevida”, paga em três parcelas entre os anos de 2008 e 2009, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

“Em consequência da  promessa e da vantagem indevida oferecida, e, posteriormente, paga, Paulo Roberto Costa, em relação a licitações e contratos celebrados pela Andrade Gutierrez  com a Petrobras”, acresce a denúncia.

De acordo com o Ministério Público Federal, Cabral e Wilson Carlos praticaram atos de ofício com infração em interesse a empreiteira Andrade Gutierrez. Além disso, eles supostamente se omitiram na prática de tais atos que fossem contra os interesses da empresa.

Confira os denunciados:

– Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro: corrupção passiva e lavagem de dinheiro

– Adriana Ancelmo, mulher de Cabral: corrupção passiva e lavagem de dinheiro

– Wilson Carlos, secretário do governo do Rio de Janeiro durante a gestão de Cabral: corrupção passiva e lavagem de dinheiro

– Mônica Carvalho, esposa de Wilson Carlos: lavagem de dinheiro

– Carlos Emanuel Miranda, sócio do ex-governador Sérgio Cabral: corrupção passiva e lavagem de dinheiro

– Rogério Nora, ligado a Andrade Gutierrez: corrupção ativa

– Clóvis Primo, ligado a Andrade Gutierrez: corrupção ativa

Indiciado na quarta-feira (14)

Nesta quarta-feira (14), a Polícia Federal havia indiciado o ex-governador e imputado a ele os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Segundo a Procuradoria da República, no Paraná, o ex-governador teria recebido pelo menos R$ 2,7 milhões em propinas da empreiteira Andrade Gutierrez, entre 2007 e 2011, referente as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), da Petrobras. O peemedebista, de acordo com os investigadores, pediu 1% de contrato da Andrade Gutierrez para obra de terraplenagem.

*Mais informações em instantes

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.