Batizado de ‘Coronavoucher’, auxílio emergencial começa a ser pago nesta terça-feira

  • Por Jovem Pan
  • 06/04/2020 19h51 - Atualizado em 06/04/2020 19h56
Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo Calendário de auxílio-emergencial começa já nesta semana

O ministro Onyx Lorenzoni, chefe da Cidadania, confirmou em entrevista à Rádio Gaúcha que o auxílio emergencial de R$ 600, apelidado de ‘Coronavoucher’, destinado a profissionais autônomos, vai começar a ser pago nesta terça-feira, 7, para quem já está ativo no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, e tem conta na Caixa Econômica e no Banco do Brasil.

Segundo Lorenzoni, estes brasileiros estão entre os 10 e 18 milhões de pessoas, e devem receber o valor até a quarta-feira, 8, pela manhã, quando também serão encaminhados os depósitos para os elegíveis ao auxílio emergencial, que têm contas em outros bancos.

Os beneficiários devem receber no próximo dia 16, informou o ministro, “conforme calendário que já é praticado”. Ele disse que o governo está preocupado em incluir os brasileiros que podem receber o auxílio emergencial, mas que não estão no CadÚnico. Pra estes, será necessário para fazer um registro em um aplicativo que deve começar a funcionar também a partir de terça.

“A gente calcula entre 15 e 20 milhões de pessoas que não têm nenhum registro e estamos bolando um aplicativo bem fácil. A pessoa entra lá e coloca o CPF dela, a composição familiar e responde um questionário bem curtinho. Aí, em 24 horas a gente roda isso e na quarta começam os primeiros pagamentos para o informal que não tem apoio nenhum”, explicou o ministro.

* Com Estadão Conteúdo

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.