Câmara aprova projeto que acaba com atenuantes de pena para menores de 21 anos

Plenário realiza sessão para análise de projetos sobre segurança pública Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil O plenário da Câmara aprovou na noite de hoje (7) projeto de lei que acaba com o chamado atenuante de pena no Código Penal para menores de …

  • Por Agência Brasil
  • 07/11/2017 21h19 - Atualizado em 07/11/2017 22h01
  • BlueSky
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Plenário realiza sessão para análise de projetos sobre segurança pública Projeto aprovado pelo Plenário da Câmara traz dispositivo para permitir ao maior de 16 anos e menor de 18 anos a apresentação de queixa sem a necessidade de acompanhamento por um adulto

O plenário da Câmara aprovou na noite de hoje (7) projeto de lei que acaba com o chamado atenuante de pena no Código Penal para menores de 21 anos. Também fica extinta, pelo projeto, a redução pela metade dos prazos de prescrição nos casos em que o autor tinha menos de 21 anos quando cometeu o crime.

De acordo com o projeto aprovado, foram mantidos no Código Penal Brasileiro os chamados atenuantes e o prazo menor de prescrição de penas para maiores de 70 anos. Os deputados aprovaram no texto também dispositivo para permitir a maior de 16 anos e menor de 18 anos a apresentação de queixa sem a necessidade de serem acompanhados por um adulto.

O texto aprovado é uma emenda substitutiva do deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG) ao Projeto de Lei 2862/04, de autoria do ex-deputado Rubinelli. A emenda apresentada pelo relator utiliza dispositivos do PL 1383/15, do deputado Capitão Augusto (PR-SP), que tramita em conjunto com o PL 2862/04.

Na justificativa do projeto apresentado em 2004, o ex-deputado Rubinelli argumentou que era preciso acabar com certos privilégios existentes no Código Penal. “A presente proposição tem por escopo revogar o art. 115 do Código Penal, acabando com os privilégios ali previstos. Desse modo, esperamos contar com o apoio de nossos ilustres Pares, com vistas à aprovação dessa propositura, que se reveste de inegável alcance social”, justificou.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.