Câmeras de reconhecimento facial começam a funcionar em Copacabana no carnaval

  • Por Jovem Pan
  • 27/02/2019 13h41
Kevin David/Estadão Conteúdo Câmeras de reconhecimento facial passam por teste no carnaval

Câmeras de reconhecimento facial instaladas em Copacabana, no Rio de Janeiro, começarão a funcionar nesta sexta-feira, 29. Com o sistema digital, será possível identificar pessoas procuradas pela polícia ou veículos em situação irregular.

O projeto, segundo a polícia militar, passará por teste durante todo o carnaval. Será interrompido na quarta-feira de cinzas, mas voltará a funcionar no sábado seguinte, explica o coronel da PM Mauro Flies.

O sistema é composto por câmeras já existentes e outras recém-instaladas no bairro. Elas são ligadas ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). As informações são coletadas e jogadas num banco de dados, ao qual terão acesso A Polícia Civil, que será responsável pela checagem da parte de reconhecimento facial e o Detran (Departamento de Trânsito), que cuidará da verificação das placas dos veículos.

O software foi desenvolvido pela empresa de telefonia Oi.

O porta-voz da PM explica que o custo do programa é zero porque já existe utilização do sistema de telefonia pelo 190 e pela comunicação da corporação. Porém, quando o projeto for levado para outros bairros, haverá licitação.

O novo sistema endurece a fiscalização de veículos. Antes, apenas aqueles que cometiam uma infração, como ultrapassar um sinal vermelho, por exemplo, eram registrados pelo Detran. Agora, as novas câmeras registrarão todos os veículos.

“O sucesso do sistema será um carnaval de paz”, avalia Flies.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.