Candidatos de SBC falam em redução de impostos e projetos contra desemprego

  • Por Jovem Pan
  • 27/10/2016 17h05
Montagem/Reprodução e Ag. Câmara Orlando Morando e Alex Manente - REP

A Jovem Pan chegou ao penúltimo dia de entrevistas com os candidatos que vão concorrer à Prefeitura das cidades da Grande São Paulo. Nesta quinta-feira (27) foi a vez de São Bernardo do Campo. Com a atual crise que a economia brasileira vive, a cidade do ABC paulista vem sendo bastante afetada, tendo média de desemprego, inclusive, superior à nacional, segundo o candidato Orlando Morando (PSDB).

O tucano credita muito da atual dificuldade do município à desindustrialização promovida pela gestão anterior, de Luiz Marinho (PT). A ideia de Morando para melhorar a situação do desemprego na cidade é reduzir os impostos e evitar que São Bernardo perca a característica de ser geradora de empregos.

“Pra se ter uma ideia, enquanto na média do brasil 12% está desempregada, aqui na nossa cidade este número chega a 18%. Nós temos 76 mil desempregados em São Bernardo do Campo. Uma parcela disso é fruto da economia do país que vai mal, agora a outra parcela é fruto de um processo de desindustrialização criado pelo governo do PT aonde a nossa cidade perde indústrias”, disse.

“A carga tributária de São Bernardo é elevada, o prefeito Luiz Marinho no ano passado aumentou alíquotas de ISS, aumentou o ITBI e o IPTU da cidade é fora da proporção suportada pelas empresas. Isso tem, infelizmente, tirado empresas de São Bernardo e, com certeza, isso será uma prioridade do nosso governo reverter este processo. Reduzindo carga tributária, criando leis de incentivos fiscais e até possibilidade de redução de IPTU para empresas que investirem gerando emprego”, completou.

Concorrente de Morando, o candidato Alex Manente (PPS) falou em buscar um novo vetor econômico para reduzir o desemprego no município: o da indústria da tecnologia e produção de máquinas, que foi apontado por ele como a saída para gerar “o emprego do futuro”. Para isso, ele citou um programa de empregos destinado a jovens entre 16 e 20 anos para se especializar na área, além de um outro projeto voltado ao micro e pequeno empreendedor.

“Nós precisamos qualificar nossa mão de obra. Por isso teremos um programa, que é o “Primeiro Emprego”, pro jovem de 16 a 20 anos. Especialmente das periferias da nossa cidade que precisam ter essa perspectiva, trabalhando como estagiários nos postos da Prefeitura, nos bairros e um dia por semana qualificando pra esse emprego do futuro”, contou Manente.

“Uma outra questão importante é a criação do banco de crédito para o micro e pequeno empreendedor. Esse micro e pequeno empreendedor dará condições de ter um fomento à sua economia porque muitas pessoas buscam com a economia criativa e solidária ter alternativa para geração e sustento da sua família.”

Creches

O alto número de crianças sem creche em São Bernardo é outro ponto que tira o sono dos pais que fazem parte da população da cidade. Segundo dados da Prefeitura, são 4.500 crianças sem vagas em creches. De acordo com o candidato tucano, o plano é reduzir este número a zero em dois anos de governo.

“Nosso plano de governo contempla 40 novas creches construídas pela administração direta. Dez por ano. Isso vai nos permitir zerar o déficit de creche. Além disso, para as mães que comprovarem que trabalham aos sábados, nós vamos dar a creche ao sábado, garantindo mais tranquilidade. O professor que quiser aderir ao programa será remunerado mediante a hora extra, e aonde não tiver professor, porque não será imposição, será por adesão, nós teremos uma ONG prestando serviço. Então, eu posso garantir que com dez creches ao ano, nós vamos gerar o déficit”, garantiu Morando.

Alex Manente foi ainda mais ousado do que o tucano Orlando Morando. De acordo com o candidato do PPS, caso eleito, o número de crianças sem creches em São Bernardo chegará a zero em apenas um ano.

“No primeiro ano de governo estabeleceremos convênios com as instituições filantrópicas espalhadas pelos bairros, nas vilas, fazendo pequenas creches que atendam de maneira localizada o problema. E isso fará com que nós consigamos, no primeiro ano, resolver esse déficit das crianças em lista de espera. Final do primeiro ano, na virada do primeiro pro segundo ano, nenhuma criança fora da vaga em creche”, afirmou.

Confira no áudio acima a entrevista completa com os candidatos à Prefeitura de São Bernardo do Campo, Alex Manente (PPS) e Orlando Morando (PSDB).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.