Candidatos à Presidência fazem um debate morno sob impacto de pesquisa

  • Por Jovem Pan
  • 27/08/2014 10h05

Os presidenciáveis fizeram um debate morno sob impacto de pesquisa do Ibope que mudou o retrato da campanha. O levantamento mostrou que o segundo turno é inevitável e que, neste momento, Marina Silva derrotaria Dilma Rousseff.

Foram quase três horas de debates na TV Bandeirantes na noite desta terça-feira (26), em São Paulo, com a participação dos sete candidatos. E Marina Silva usou a estratégia de se apresentar como alternativa para o fim de 20 anos de polarização entre PT e PSDB.

*Ouça os detalhes no áudio

Já Dilma Rousseff cobrou de Aécio Neves medidas impopulares como algumas tomadas por Fernando Henrique Cardoso nos anos 90. E o candidato tucano fez questão de enfatizar o orgulho que sente ao ser associado ao criador do Plano Real.

Em sua réplica, a presidente afirmou que o PSDB quebrou o país ao pedir empréstimo ao FMI, aumentar impostos e reduzir o emprego. Dilma Rousseff disse que garante que gerou mais empregos em seu governo do que em toda a era FHC.

Os quatro candidatos nanicos se queixaram de que pouco foram acionados durante todo o debate. O Pastor Everaldo, do PSC, prometeu uma reforma na previdência e citou o exemplo doméstico para explicar o sofrimento do aposentado.

Levy Fidelix enfatizou que o Brasil deve hoje R$ 2,2 trilhões, a maior parte deles contraídos nos governos do PT. O candidato do PRTB defendeu uma auditoria fiscal e a renegociação da dívida, caso contrário, acredita que o país “vai para o buraco”:

O candidato do PV declarou que é contrário ao Banco Central independente. Eduardo Jorge apontou que essa medida apenas aumentaria o lucro dos bancos com os juros altos para combater a inflação.

Questionada sobre a questão indígena, a candidata do PSOL destacou que sua política seria a demarcação imediata das terras. Luciana Genro defendeu a reforma agrária inclusive para baixar a inflação.

Os analistas observaram que ao longo do debate, o tema da corrupção não foi atacado em profundidade. Nenhum dos candidatos, por exemplo, tocou no caso do Mensalão do PT, nem do Mensalão Mineiro.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.