Cardozo entrega ao Senado a defesa de Dilma no processo de impeachment

  • Por Jovem Pan
  • 01/06/2016 20h03
  • BlueSky
Brasília - O Advogado Geral da União, José Eduardo Cardozo concede entrevista coletiva após reunião com o senador Jorge Viana, no Senado ( Marcelo Camargo/Agência Brasil) Marcelo Camargo/Agência Brasil Cardozo pede anulação de impeachment

O ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, entregou nesta quarta-feira (1º) à Secretaria-Geral da Mesa do Senado a defesa da presidente afastada Dilma Rousseff no processo de impeachment que tramita na Casa.

O documento deverá ser apreciado pelo plenário ainda este ano. A defesa possui 372 páginas e nesta quarta era o término do prazo para a entrega da defesa da petista.

Cardozo afirma na defesa que a “justa causa” ou o “motivo” apontado para a a consumação do processo de impeachment de Dilma era a necessidade de “por fim” à Operação Lava Jato.

O ex-advogado-geral da União pediu ainda a inclusão dos áudios gravados pelo ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado, com o ex-ministro do Planejamento, Romero Jucá.

O documento traz um dos trechos das transcrições das conversas como uma citação antes de entrar no mérito da defesa. A informação de que o docuemnto pede que os áudios sejam anexados aos autos foi confirmada pela assessoria de imprensa de Dilma na tarde desta quarta.

Nos últimos dias, a presidente afastada afirmou em sua página oficial no Facebook que as conversas entre Machado e Jucá revelavam “que o processo de impeachment foi realizado com desvio de poder”.

Comissão

A comissão processante do impeachment volta a se reunir nesta quinta-feira (2) para discussão do cronograma de atividades dessa etapa do processo, denominada “pronúncia”.

Nesta fase são reunidas as provas a favor e contra o processo e diligências também podem ser feitas.

Há ainda a oportunidade para que a acusação reapresente seus argumentos e para que Dilma se defenda pessoalmente ou por advogados. Com isso, os parlamentares decidem se a denúncia procede e se deve ser levada a julgamento final.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.