Cardozo garante que entrará com recurso caso Senado aprove impeachment

  • Por Jovem Pan
  • 30/08/2016 15h00

José Eduardo Cardozo discursa no plenário do Senado durante julgamento do impeachment de Dilma Rousseff

Pedro França/Agência Senado José Eduardo Cardozo discursa no plenário do Senado durante julgamento do impeachment de Dilma Rousseff - ASENADO

Com o processo de impeachment praticamente definido e o Senado aproximando-se da votação final que pode afastar definitivamente a presidente Dilma do exercício da presidência da República, começa a mobilização jurídica por parte da defesa.

Em entrevista exclusiva a Vera Magalhães, comentarista política da Jovem Pan, o advogado da petista, José Eduardo Cardozo, garantiu que, caso o Senado aprove o impeachment, entrará com recurso. “Sem dúvida”, disse.

“Quando você acredita no que defende não pode abrir mão, independente da instância a que vai levar a discussão. Esse processo não se sustenta constitucionalmente. Iremos ao Judiciário, ao Supremo Tribunal Federal e aonde for possível para fazer valer o Direito”, disse o ex-advogado-geral da União.

Votos dos senadores

Cardozo reafirmou que o processo é jurídico-político e atribuiu a responsabilidade do resultado na votação à consciência de cada senador.

“Se senadores seguirem a Constituição, tem de absolver. Se optarem pelo caminho da política pura, batem de frente com a democracia”, disse.

Futuro do PT

Questionado sobre o futuro do Partido dos Trabalhadores, José Eduardo Cardozo lembrou que a sigla tem compromisso com o Brasil e que, em 2005, quando chegou a ser candidato à presidência do partido, defendeu sua refundação.

Confira a entrevista completa:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.