Cármen Lúcia desiste de palestra em evento de juízes

  • Por Estadão Conteúdo
  • 05/11/2016 12h32
José Cruz/Agência Brasil Cármen Lúcia

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, desistiu ontem de fazer a palestra de encerramento do 6.º Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje), programada para hoje em Arraial d’Ajuda, no litoral da Bahia. 

Essa seria a primeira participação da ministra em um evento da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) desde que assumiu a presidência do STF, em setembro.

A decisão da ministra foi tomada depois de o jornal O Globo informar que o Enaje tem entre seus patrocinadores a empresa de celulose Veracel, que já foi condenada pela justiça por crimes ambientais, além de condenações trabalhistas e fiscais. 

Oficialmente, a assessoria do STF alega que o cancelamento da participação da ministra se deve a questões de agenda, mas o Estado apurou que a divulgação da notícia causou uma má repercussão na Corte. Hoje, Cármen deve cuidar de questões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Brasília.

Os organizadores do Enaje foram avisados da desistência de Cármen apenas na tarde de ontem, horas depois de o cancelamento já ter sido antecipado pelo Broadcast Político, serviço de informação em tempo real da Agência Estado.

“Não cabe a nós indagar quais são as prioridades da ministra”, disse o presidente da AMB, João Ricardo Costa. “A ministra é uma grande liderança nacional e não se pautaria pela mídia de jeito nenhum.”

Em nota, a AMB informou que o Enaje “não é um evento de luxo, mas sim um encontro de palestras sérias e rigorosamente selecionadas para o público-alvo”. Segundo a entidade, 80% dos gastos do evento – que tem custo total estimado de R$ 1 milhão – foram bancados pela própria associação; os patrocinadores, portanto, arcariam com 20% das despesas. A Caixa Econômica Federal e a estatal baiana Bahiagás também patrocinam o encontro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.