Ceagesp defende abertura de postos de lanches, contestada por permissionários

  • Por Jovem Pan
  • 01/07/2018 16h05
Rovena Rosa / Agência Brasil A Ceagesp disse que a medida pode até ser revista, desde que "mediante justificativa plausível e sensata"

A Jovem Pan recebeu na semana passada a denúncia de que a abertura de mais 10 pontos de venda de lanches na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), maior entreposto da América Latina, na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, poderia prejudicar a atuação de permissionários que atuam no local.

Questionada pela reportagem, a administração da Ceagesp, representada pelo Departamento de Entreposto da Capital (Depec), contestou a crítica e disse que a medida visa a atender “o público de mais de 42.000 pessoas que circulam diariamente” ali.

Claudio Furchim, diretor-presidente do Sincaesp (Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo), disse que “10 pontos de lanches vão tirar a vaga de mais 10 caminhões” que abastecem de produtos hortifrutigranjeiros diversos serviços paulistanos, como feirantes, sacolões, supermercados, hotéis, restaurantes e hospitais.

Furchim classificou a medida como uma “irresponsabilidade muito grande com a cadeia produtiva de hortifrutigranjeiro” e fez um “apelo” à classe política e ao gerente da Ceagesp, Pedro Horta, para que a implementação das lanchonetes seja revista.

A Ceagesp disse que a medida pode até ser revista, desde que “mediante justificativa plausível e sensata”.

Segundo a administração, hoje há 37 quiosques e sete lanchonetes atuantes no local. O Depec afirmou ainda que trabalha “em prol da coletividade” e não pode escolher quem beneficiar.

4 perguntas para a administração da Ceagesp

1 – Em que fase está a implementação de das lanchonetes?
Não há implementação de lanchonetes, mas sim de pontos de ambulante de reduzido espaço para comercialização de alimentos rápidos, cujo escopo visa atender especialmente as cerca de 4.500 carregadores autônomos que atuam nas dependências do Entreposto, assim como, o público de mais de 42.000 pessoas que circulam diariamente.

2 – A medida pode ser revisada?
Trata-se de ato de gestão da Administração que visa atender as necessidades diárias dos que frequentam o Entreposto. Neste sentido, atrelados aos interesses da coletividade sujeita-se à primazia do interesse coletivo e social, mediante justificativa plausível e sensata pode ser objeto de revisão.

3 – Quantas lanchonetes há hoje no Ceagesp?
37 quiosques e 07 lanchonetes.

4 – Qual é a necessidade delas? Quais garantias serão dadas aos permissionários que se sentem prejudicados?
Circulam hoje pelo entreposto cerca de 42.000 pessoas diariamente, sendo os 37 quiosques, 02 restaurantes, 01 padaria, 56 vagas de ambulante de alimentos e 07 lanchonetes, objetivam atender à demanda desse público.

Importante destacar nesse sentido que enquanto Gestor, cabe ao DEPEC administrar e equilibrar os conflitos de interesses de todos os condôminos que atuam no Entreposto, onde individualmente o prejuízo de um é o beneficio de outro.

À gestão não lhe é facultado o luxo de escolher a quem beneficiar, cabendo-lhe a dificultosa tarefa de trabalhar em prol da coletividade e da maioria.

O permissionário que se sentir prejudicado pode valer-se dos serviços de Ouvidoria e reclamação diretamente ao DEPEC, à quem cabe a análise técnica da questão levantada por quem se sinta prejudicado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.