Cedae interrompe funcionamento da Estação de Guandu, no Rio
A empresa justificou que encontrou detergentes na água bruta que chega à estação de tratamento
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) confirmou nesta segunda-feira (3) a interrupção do funcionamento da Estação de Tratamento de Guandu. A informação foi divulgada pelo site G1.
Em nota, a empresa justificou que encontrou detergentes na água bruta que chega à estação de tratamento e, por isso, decidiu interromper as operações.
“Para garantir a segurança hídrica das regiões atendidas pelo sistema Guandu, a diretoria de Saneamento e Grande Produção da Cedae decidiu fechar as comportas da entrada do canal principal da estação”, diz o comunicado.
Segundo a Cedae, a contaminação foi causada pelas fortes chuvas que castigaram o Rio de Janeiro na noite deste domingo (2). O material teria sido arrastado pelas águas.
A Cedae e a Estação de Guandu estão no centro de uma crise hídrica no Rio. A empresa é acusada de distribuir água contaminada a consumidores, que relatam receber água com cor escura e forte odor.
Para solucionar os problemas, a Cedae começou a usar carvão ativado para tratar a água. Na semana passada, o governador Wilson Witzel (PSC) anunciou que a Estação de Guandu passará por obras de emergência.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.