Centro-Sul deve ter chuva acima da média em dezembro
Previsão do início do mês indica precipitações acima da média em várias regiões do país; capital paulista pode atingir uma máxima de 30ºC nesta segunda, com possibilidade de temporais à tarde e tempo abafado
O mês de dezembro começou sob condições climáticas neutras, sem a presença dos fenômenos El Niño ou La Niña. No entanto, há uma leve tendência para o desenvolvimento de La Niña entre dezembro e janeiro, o que pode influenciar o clima nos próximos meses. Por enquanto, a previsão indica chuvas acima da média em várias regiões do país. Áreas do estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e grande parte da região Centro-Oeste devem se preparar para um aumento nas precipitações. Isso se deve à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que traz umidade da Amazônia para o Centro-Oeste, intensificando as chuvas nessas áreas.
Em relação às temperaturas, dezembro promete ser mais quente do que o habitual. As temperaturas devem ficar acima ou ligeiramente acima da média na maior parte do Brasil, com destaque para o Paraná, São Paulo e Triângulo Mineiro. No Centro-Oeste, as temperaturas devem permanecer dentro da média, proporcionando um clima mais ameno em comparação com outras regiões. O mapa de chuvas para hoje destaca instabilidades na região Sul, com um ciclone extratropical em alto mar trazendo umidade para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Para esta segunda-feira (02), a previsão é de calor intenso em várias capitais. A capital paulista pode atingir uma máxima de 30ºC, com possibilidade de temporais à tarde e tempo abafado. Curitiba deve registrar máxima de 26ºC, Brasília 28ºC e Vitória 33ºC. O início da semana será marcado por tempo quente com muita chuva, enquanto o verão se aproxima, com início previsto para 21 de dezembro.
*Com informações de Paula Nobre
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.