Certificado Internacional de Vacinação pode ser solicitado e recebido digitalmente

  • Por Jovem Pan
  • 30/01/2019 10h54
Agência Brasil criança vacinando O documento comprova a situação vacinal de cada cidadão e é exigido por mais de 100 países atualmente -- em especial pela vacinação contra a febre amarela

A partir desta terça-feira, quem precisar obter o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) poderá receber o documento digitalizado. A solicitação, o acompanhamento e o recebimento do certificado têm trâmite no prazo de até 5 dias úteis.

Segundo o Ministério da Saúde, que anunciou a novidade nesta terça, a digitalização foi feita em parceria entre a Anvisa e a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia. As duas pastas estimam uma redução de custos de cerca de R$ 120 milhões por ano para o Estado e para o cidadão.

O documento, que comprova a situação vacinal de cada cidadão, é exigido por mais de 100 países atualmente, em especial pela vacinação contra a febre amarela. São realizadas, por ano, cerca de 730 mil solicitações do certificado, que até então só era emitido com a presença física do interessado nos pontos de emissão.

O serviço já está disponível pelo Portal de Serviços do governo federal.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.