Cesare Battisti é preso pela Polícia Federal em Embu das Artes (SP)

  • Por Agência Brasil
  • 12/03/2015 18h03
***ARQUIVO*** BELO HORIZONTE, MG - 25.05.2012: CESARE BATTISTI/MG - O italiano Cesare Battisti, condenado a prisão perpétua na Itália e que conseguiu evitar sua extradição do Brasil após decisão do presidente Lula, esteve em uma noite de autógrafos do livro "Ao Pé do Muro" na Bienal do Livro de Belo Horizonte. (Foto: Alisson Gontijo/O Tempo/Folhapress) Alisson Gontijo/O Tempo/Folhapress Cesare Battisti é preso

O ex-ativista italiano Cesare Battisti foi preso hoje (12) na cidade de Embu das Artes, em São Paulo. O anúncio foi feito pela Polícia Federal (PF) em nota à imprensa. Segundo o texto, a PF “cumpriu mandado de prisão administrativa para fins de deportação do italiano Cesare Battisti”.

Até a deportação, Battisti ficará preso na Superintendência Regional da PF em São Paulo. “Todas as medidas administrativas necessárias para o cumprimento da deportação estão sendo tomadas”, diz a nota.

No início deste mês o italiano teve o visto brasileiro cancelado. A juíza federal de primeira instância em Brasília Adverci Rates Mendes de Abreu, atendendo a pedido do Ministério Público Federal, considerou ilegal ato do Conselho Nacional de Imigração (CNIg) que concedeu a Battisti o visto de permanência definitiva no Brasil.

Para a juíza, o italiano deve ser deportado, o que não afrontaria a decisão presidencial de não extradição de Battisti, tomada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010.

O ex-ativista foi condenado na Itália à prisão perpétua por homicídio.  Em 2004, ele fugiu para o Brasil, onde foi preso três anos depois. O governo italiano pediu extradição dele, que foi aceita pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, no último dia de seu mandato, Lula decidiu que Battisti deveria ficar no Brasil, e o ato foi confirmado pelo STF em seguida.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.