Chuva alaga ruas de São Paulo, invade estações de trem e metrô e deixa pessoas ilhadas
Tempestade causou transtornos nas obras da Linha Laranja do Metrô, deixou estação da Luz sem energia e impediu transferência em alguns terminais; carros ficaram submersos em diversos pontos da cidade
São Paulo entrou em estado de atenção na noite desta terça-feira, 5, por causa da forte chuva que atingiu a cidade e provocou alagamentos na nas zonas Norte, Leste, Sul e no Centro, e deixou carros debaixo d’água, estações de trem e metrô alagadas e dezenas de pessoas ilhadas. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura (CGE), áreas de chuvas formadas pelo calor e umidade atuaram com forte intensidade na cidade. O primeiro alerta de alagamento foi emitido por volta das 18h, com as Zonas Norte e Leste sendo as mais atingidas pelo temporal. Às 20h30 foi encerrado o estado de atenção na cidade.
Às 20h15, foram registrados 27 pontos de alagamento na cidade, segundo o CGE, sendo 13 intransitáveis. Os maiores índices registrados pelas estações meteorológicas do CGE da prefeitura de São Paulo e os locais mais atingidos foram: Sé: 84 milímetros, Santana/Tucuruvi: 64,8 mm, Vila Maria – Vila Guilherme: 57 mm, Mooca: 55 mm, Pirituba: 46,2 mm e Penha: 29,5 mm. Na Zona Norte, o Córrego Paciência, na Av. Edu Chaves, 532, transbordou.
Em relação ao transporte público, que também foi afetado, a estação da Luz, além da queda de energia registrada, teve a transferência entre a CPTM e a Linha 4 parcialmente alagada, causando transtornos enormes aos passageiros. Na República, dois acessos precisaram ser fechados. No Brás, a plataforma ficou cheia de água, o mesmo aconteceu na Linha-8 Diamante, que fez com que a operação fosse realizada de forma parcial e o serviço foi paralisado entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras/Barra Funda.
O CGE informa que a tendência para os próximos dias é de mais instabilidade no tempo, porque a chegada de uma frente fria ao litoral de São Paulo, com seu ramo mais significativo sobre o oceano, vai fortalecer as instabilidades sobre a parte continental, pelo menos até a quarta-feira, 6. Além da previsão de chuva a temperatura diminui, amenizando o calor observado nos dias anteriores.
Plataforma no Brás nesse momento pic.twitter.com/EeE7p2NqEH
— Marcia Dellalo (@MDellalo) March 5, 2024
Mais um dia de humilhação no transporte público de São Paulo.
Estação da Luz alagada na transferência para o metrô 🤮 pic.twitter.com/ToYNMn4k65
— Dara Serrate (@eubyrivotril) March 5, 2024
Se alguém estiver saindo da estação Palmeiras Barra Funda em direção à Uninove, é possível que encontre algumas áreas alagadas. Além disso, é importante notar que as laterais da estação estão deterioradas, o que pode representar um risco adicional ao transitar pela área. pic.twitter.com/g29PRhgNvb
— Diário da CPTM (@DiariodaCPTM) March 5, 2024
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.