Ciclo da febre amarela deve se manter no Estado de São Paulo, dizem autoridades

  • Por Tiago Muniz/Jovem Pan
  • 31/01/2018 14h20
Rovena Rosa/Agência Brasil Com a imunização, por mais que o vírus continue nas matas, ele vai atingir os macacos e não os seres humanos

O ciclo da febre amarela veio para ficar no estado de São Paulo. Essa é a opinião da cúpula da Secretaria Estadual da Saúde que deseja vacinar toda a população do estado gradualmente até o fim do ano.

Representantes da pasta conversaram com jornalistas na manhã desta quarta-feira (31) na sede do órgão, na Zona Oeste da capital paulista. As autoridades de saúde detectaram que o aumento de casos no estado nos últimos meses se deu a partir da entrada da doença por três flancos em 2017.

Primeiramente pelo oeste de Minas Gerais, atingindo o norte de São Paulo; depois pela região de Poços de Caldas e então por Extrema, sempre penetrando por áreas de mata.

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo diz que a observação da movimentação do vírus pelos corredores ecológicos é inovadora. Foi baseado nesse monitoramento que o Estado está escolhendo aos poucos quais distritos e regiões devem receber a vacinação fracionada.

Com a imunização, por mais que o vírus continue nas matas, ele vai atingir os macacos e não os seres humanos.

O coordenador de controle de doenças da secretaria avalia que o quadro de ocorrência da doença pode ficar parecido com o que existe na região amazônica e no Centro-Oeste. Marcos Boulos afirma que, dessa maneira, o quadro de febre amarela em São Paulo passaria de epidemia para endemia.

“Nós pegamos até macacos infectados no inverno, o que mostra que provavelmente o ciclo vai se manter no estado de São Paulo. É possível que vire uma endemia, mas com muito poucos casos com a população toda vacinada”, diz Boulos.

Mortes investigadas

As autoridades de saúde do Estado afirmam ainda que investigam 12 casos decorrentes de morte em razão de reação adversa à vacina contra a febre amarela. Outras três mortes estão confirmadas por esse motivo e, por isso, o governo reforça o pedido para que as pessoas se imunizem apenas nos casos indicados.

Isso inclui os moradores ou pessoas que vão viajar para áreas consideradas de risco ou ainda quem está incluído nos regiões que entraram na campanha.

O secretário da saúde de São Paulo, David Uip, afirma que, gradualmente, até o fim do ano toda a população do estado será vacinada.”Já está acertada com o Ministério da Saúde a decisão de vacinar todo o estado de São Paulo. O prazo para isso, de segurança, é até o fim do ano”, diz Uip.

O Governo do Estado vai realizar dois “dias D” de vacinação contra a febre amarela nos dias 3 e 17 de fevereiro – o sábado que vem antes do carnaval e o sábado que vem depois. Neste dia, devem funcionar em esquema especial os postos de saúde dos 20 distritos da capital paulista e de outras 53 do estado que estão oferecendo as doses fracionadas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.