Ciclone extratropical trará chuva e vento forte para o Sul do Brasil

Temporais intensos e vendavais são esperados nas regiões Centro-Oeste e Sudeste

  • Por da Redação
  • 23/10/2023 17h51
EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO - 07/07/2023 Pedestres enfrentam chuva na cidade de Porto Alegre (RS), Instabilidade devido à frente fria será maior no meio da semana e atingirá as regiões Centro-Oeste e Sudeste

Um novo ciclone extratropical está se formando em alto-mar, próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e trará chuva e vento forte para a região Sul do país nos próximos dias. Diferentemente do ciclone anterior, esse sistema não afetará diretamente os três Estados da região. No entanto, a frente fria associada a esse fenômeno climático causará impactos significativos, incluindo temporais intensos, vendavais e danos, também nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. De acordo com a MetSul, o risco de tempestades severas isoladas será especialmente alto no Centro-Oeste, onde a atmosfera está muito aquecida após uma sequência de dias com temperaturas elevadas. Cuiabá, por exemplo, registrou oito dias seguidos com máximas na casa dos 40 ºC. A instabilidade devido à frente fria será maior no meio da semana nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas entre sexta-feira e sábado, uma nova rodada de chuva forte com temporais isolados é esperada devido a outra área de baixa pressão que atuará sobre o Paraguai, segundo a empresa de meteorologia.

Na segunda-feira, as áreas de instabilidade causadas pela circulação de ventos e pela baixa pressão manterão nuvens de temporais sobre o Rio Grande do Sul. Há previsão de chuva no sudoeste e sul do Paraná, além do interior de Santa Catarina. Na terça-feira, o litoral do Rio Grande do Sul e áreas do leste e litoral de Santa Catarina estarão em alerta para chuva e rajadas de vento forte. No Paraná, a chuva aumentará devido à circulação de ventos e à entrada de mais umidade, favorecendo a ocorrência de pancadas fortes com raios e ventos. A Climatempo afirma que na terça-feira também são esperadas rajadas de vento moderadas a fortes em grande parte da região Sul, variando entre 40 e 60 km/h, independentemente da chuva. Pontualmente, as rajadas podem atingir valores entre 50 e 70 km/h, principalmente no litoral e nas áreas de serra entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Na quarta-feira, há risco de vento forte no leste do Rio Grande do Sul, sul e litoral de Santa Catarina, com rajadas de vento entre 50 e 70 km/h. O ciclone começará a se afastar nesse mesmo dia, enquanto se aprofunda rapidamente. O centro do sistema estará entre 500 km e 700 km a sudeste do Chuí, longe da costa.

Na quinta-feira, o ciclone se afastará ainda mais e estará posicionado a cerca de mil quilômetros ou mais a sudeste do Chuí, distante do continente. O sistema ainda impactará o tempo com uma frente fria que se estenderá até a costa do Sudeste do Brasil, mas no Sul, o ar tropical úmido com instabilidade voltará, segundo a empresa de meteorologia. Em relação à previsão para São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura informa que o dia começou com muitas nuvens e formação de névoa úmida, mas o sol predominou pela manhã. A entrada da brisa marítima no fim do dia aumentará a nebulosidade, mas não há previsão de chuva. A partir de quarta-feira, a expectativa é que a chuva retorne à cidade, e as temperaturas devem cair bastante a partir de quinta-feira, embora já voltem a subir no sábado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.