Cidade de São Paulo tem uma das piores qualidades de ar do mundo, diz pesquisa

A previsão meteorológica indica que a massa de ar seco que afeta a região deve continuar até sábado (14), o que eleva o risco de queimadas e incêndios

  • Por Jovem Pan
  • 11/09/2024 13h52
  • BlueSky
FÁBIO VIEIRA/FOTORUA/ESTADÃO CONTEÚDO Clima seco e poluição do ar em São Paulo Dados são da pesquisa site suíço IQAir

A situação da qualidade do ar em São Paulo se agrava, com a cidade registrando, às 6h desta quarta-feira (11), o pior índice entre 120 localidades avaliadas pelo site suíço IQAir. Com um valor de 183, a capital paulista ultrapassou cidades como Kinshasa, na República Democrática do Congo, que obteve 165, e Dubai, Emirados Árabes, com 155. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) classifica a qualidade do ar na região metropolitana como “muito ruim”, um nível que está acima do considerado crítico.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Na Grande São Paulo, das 22 estações de monitoramento da CETESB, 14 indicam condições de “Muito Ruim”. Essa deterioração na qualidade do ar é atribuída à presença de material particulado suspenso, resultado de condições climáticas desfavoráveis, como a estiagem e a falta de ventos. Essa situação pode intensificar os sintomas em indivíduos com problemas respiratórios ou cardíacos, além de provocar desconfortos como ardência nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e fadiga.

A previsão meteorológica indica que a massa de ar seco que afeta a região deve continuar até sábado (14), o que eleva o risco de queimadas e incêndios. Nesta quarta-feira (11), a expectativa é de um dia ensolarado, com temperaturas variando entre 18°C e 34°C.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Tamyres Sbrile

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.