Cidades pelo Sul ficam em alerta de inundações devido às chuvas; veja previsão

Defesa Civil de Santa Catarina prevê chuva intensa para esta quinta-feira, 19, com possibilidade de ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas

  • Por Jovem Pan
  • 19/10/2023 11h22
FOM CONRADI/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO Chuva em Santa Catarina Fortes chuvas atingem Santa Catarina e o Rio Grande do Sul e deixa municípios em alerta

Cidades do Sul do Brasil, principalmente as banhadas pelo rio Uruguai, no oeste do Rio Grande do Sul (RS) e de Santa Catarina (SC), estão em alerta de inundações devido às chuvas que não param na região. O alerta máximo da Defesa Civil se estende para as cidades no trecho entre São Carlos e Itapiranga, em SC. O relatório prevê chuva intensa para esta quinta-feira, 19, com possibilidade de ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas. A estimativa é de que o acumulado varie entre 40 e 60 mm em SC. Com a elevação do rio Chapecó, inundações se agravam também no município de Águas de Chapecó. Já no RS, as cidades de Iraí, Porto Mauá, Passo São Borja, Itaqui, Maurício Cardoso e Uruguaiana seguem em alerta. O evento de cheia tende a ultrapassar os valores observados no início do mês de outubro, quando o rio Uruguai atingiu 11,64m. No domingo, 22, a presença de um cavado meteorológico sobre a Argentina e a chegada de umidade devido ao deslocamento de uma frente fria distante da costa do Rio Grande do Sul, devem ajudar a formação de nuvens carregadas sobre a região Sul.

Nas regiões centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul, no oeste, centro, norte de Santa Catarina e Grande Florianópolis os temporais começam pela manhã e se prolongam até à noite, intercalando momentos de melhoria e aberturas de sol. Nessa área, o volume acumulado é expressivo, varia de 35 a 50 milímetros ao longo do dia e há condição de ventania, trovoadas e granizo. A situação fica mais tranquila no extremo norte do RS, região que já sofreu com graves inundações nos últimos meses, onde não chove. Na segunda-feira, 23, a chuva ainda continua intensa. De acordo com o Climatempo, uma área de baixa pressão na altura do Paraguai colabora para manter as instabilidades sobre o território gaúcho. Em todo o estado, as pancadas ocorrem de maneira persistente, intercalando períodos de melhoria.

A inundação do rio Uruguai já deixou diversas cidades embaixo d’água no Sul do Brasil. O Estado de Santa Catarina registrou seis mortes em decorrência das chuvas recorrentes há pelo menos duas semanas. Além disso, são 27.479 desabrigados. Os dados foram atualizados na manhã desta quarta-feira, 18, pelo governo estadual. Ainda de acordo com o governo, são 149 municípios atingidos pelas chuvas, e 133 estão em situação de emergência. Dois deles decretaram calamidade pública: Rio do Sul e Taió. Confira no vídeo abaixo abaixo imagens das chuvas que atingiram a região Sul nesta semana.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.