CNI diz que apresentou 38 propostas a Temer para que indústria volte a crescer

  • Por Estadão Conteúdo
  • 27/04/2016 19h37
Marcelo Camargo/Agência Brasil Robson Braga de Andrade

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, disse nesta quarta-feira, 27, que apresentou 38 propostas ao vice-presidente da República, Michel Temer. 

O encontro ocorreu durante a tarde desta quarta-feira e contou com a participação das Confederações da Agricultura (CNA), das Cooperativas (CNCoop), de Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida (CNSeg) e de Saúde (CNS). “As medidas que apresentamos é para que a indústria possa voltar a crescer. Para cada segmento, temos propostas bastante consistentes”, afirmou.

Segundo Andrade, entre essas propostas estão a renovação de frota, mais crédito para empresas e crédito para renegociação de dívidas. Ele, no entanto, frisou que não pediu subsídio para financiamentos ou desonerações como estímulo para a indústria. “Nos últimos anos, as empresas acumularam passivos importantes. As empresas precisam desse fôlego para que possam voltar a investir no Brasil. Não falamos em subsídio, essa questão precisa ser discutida com mais cuidado”, observou.

Ele relatou ainda que, na questão trabalhista, é preciso debater a terceirização e a segurança jurídica nos acordos. “Só essas duas questões já resolveriam grandes problemas na Justiça trabalhista”, afirmou. 

O presidente da CNI ainda afirmou que o País precisa de previsibilidade cambial e disse que pediu isso a Temer. Segundo ele, a proposta é de um política cambial estável para que o setor possa exportar com tranquilidade. 

Ele refutou, porém, a possibilidade de controle cambial. “Existem políticas do BC que podem fazer com que o câmbio seja mais previsível. Não estou dizendo que o câmbio tenha de ser R$ 4,00 ou R$ 3,50, mas precisamos de previsibilidade”, disse. Andrade ainda fez críticas às centrais sindicais e disse acreditar que elas não representam mais os trabalhadores. 

Para ele, os sindicatos precisam dar sua cota de sacrifício para que a situação do País melhore. “Hoje eles não representam os trabalhadores. Enquanto os trabalhadores perdem emprego, as centrais querem manter as benesses que têm”, criticou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.