CNPq tem dinheiro garantido para pagamento de bolsas a pesquisadores somente até setembro
O orçamento confirmado para este ano do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) só garantirá dinheiro para o pagamento de bolsas de pesquisa até o mês de setembro.
A informação é do presidente do órgão, João Luiz Filgueiras de Azevedo, que, em entrevista ao portal G1, explicou que a além da verba ter sofrido redução em comparação a 2018, parte do dinheiro deste ano foi usada para pagar bolsas de dezembro do ano passado.
Para fechar as contas de 2019, o presidente do CNPq estima que o órgão necessite de cerca de R$ 300 milhões. Ele considera nesta conta a redução deste ano e os R$ 80 milhões do orçamento que foram usados para pagamento de pendências do ano anterior.
Ao G1, Azevedo disse que conta com o apoio do ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, para reverter a situação. “O ministro está plenamente consciente disso, sabe do problema e, mais do que isso, está trabalhando para tentar reverter. Não estamos sozinhos, nosso ministro está na luta”, disse ao portal.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.